header conteudo nova criatura
vida eterna - graça x obras

"Poque pela graça sois salvos, mediante a fé, e isto não vem de vós, é dom de Deus e não de obras, para que ninguém se glorie." Efésios 2:8-9.

Ao pensar em salvação ou vida eterna logo nos vem à mente sobre o que devemos fazer para conseguir entrar no céu. Paulo, em sua carta, nos deixa claro que a nossa salvação não depende de nós, mas unicamente de Deus. Isso não nos livra da responsabilidade de fazermos o bem, é como que as nossas obras fossem uma "confirmação" de nossa fé, visto que a fé sem obras é morta. "Porque, assim como o corpo sem espírito é morto, assim também a fé sem obras é morta." Tiago 2:26. Da mesma forma, afirmo que as obras sem fé se consiste em pecado, porque aquele que não faz para Deus faz para si, ou para qualquer outra coisa, transformado em idolatria.

Mas se, por acaso, você julgue absurdo pensar por este lado, pense no sacrifício de Jesus. Qual seria a utilidade de tal sacrifício se nós por nós mesmos somos salvos?

Em sua carta aos Romanos, Paulo diz que: "Todos pecaram e carecem da glória de Deus, sendo justificados, gratuitamente, por sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus." Romanos 3:23,24. De forma figurativa, a redenção é a compra de um escravo para torná-lo livre.

De fato, somos livres em Cristo Jesus, nosso Senhor e salvador. Não livres para fazermos o que queremos, pois nossa carne é ruim. Nós carecemos da glória de Deus. Mas somos livres do pecado, que antes nos escravizava e fazia com que vivessemos para ele. Mas hoje, vivemos para a adoração ao Altíssimo, aquele que nos deu a vida e a ele tudo devemos, como afirma Efésios 2:10: "Pois somos feitura dele, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas.". Concluindo, assim, a afirmação feita no início do texto, ao que diz que as obras são confirmação de nossa fé. Porque mais vale morrer para Deus a viver para os homens. "Porquanto, pra mim, o viver é cristo, e o morrer é lucro." Filipenses 1:21

Você deve fazer tudo que lhe foi requerido, mas nada disso te ajudará a entrar no céu. Você faz o bem poque foi salvo, para dar louvores a Deus, não para ser salvo, barganhando direitos com Ele.

Finalizando, é bom saber que nossa natureza é ruim, e nunca somos bom o bastante, mas Deus, em seu imensurável amor para com seus eleitos nos dá a recompensa da vida eterna, sem nada fazermos. É como se você desse um presente para seu filho e mandasse ele lavar louças e fazer compras. Se ele não fizer, o presente já foi dado e você não vai tirar esse presente dele. Por mais que você possa fazer isso, não o faz. Mesmo que seu filho fizesse tudo que você havia ordenado, ainda assim seria indigno do seu pesente, porque fez apenas o que você mandou. Assim é a nossa relação com Deus: "Assim também vós, depois de haverdes feito quanto vos foi ordenado, dizei: Somos servos inúteis, porque fizemos apenas o que devíamos fazer." Lucas 17:10

Isso é graça! O favor imerecido que nós eleitos recebemos do Pai, que está nos céus. A Ele seja dada a glória.

 
banner holdline espera telefonica jingles audio URA musica ambiente