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drogas - escolas livres

OS PAIS

1- Ensinarem os padrões de certo e errado e demonstrarem estes padrões por meio de exemplo pessoal.

2- Ajudarem os filhos a resistir à pressão de seus colegas para usarem drogas supervisionando suas atividades, sabendo quem são seus amigos e falando com eles a respeito de seus problemas e interesses.

3- Serem informados sobre as drogas e os sinais do seu uso. Quando se observarem sintomas, reagirem prontamente.

AS ESCOLAS

4- Determinarem o grau e o caráter do uso de drogas e estabelecerem um meio para o controle regular deste uso.

5- Estabelecerem normas claras e específicas quanto ao uso de drogas e que incluam fortes ações corretivas.

6- Aplicarem, conveniente e sistematicamente, políticas estabelecidas contra o uso de drogas. Exercitarem medidas de segurança para a eliminação das drogas nas dependências escolares.

7- Executarem amplo currículo de prevenção de drogas desde o jardim de infância até a faculdade, ensinando que o uso de drogas é errado e danoso e apoiando e fortalecendo a resistência às drogas.

8- Buscarem na comunidade apoio e assistência para fazerem funcionar a política e o programa antidrogas. Desenvolverem arranjos em colaboração nos quais o pessoal escolar, os pais, as escolas, as autoridades aplicadoras da lei, as organizações de tratamento e grupos privados possam trabalhar juntos para fornecerem os recursos necessários.

OS ESTUDANTES

9- Aprenderem a respeito dos efeitos do uso de drogas, das razões pelas quais elas são danosas e dos meios para resistirem a pressões para experimentarem drogas.

10- Usarem uma compreensão do perigo representado pelas drogas para ajudarem outros estudantes a evitá-las. Encorajarem outros estudantes a resistirem às drogas, persuadirem aqueles que usam drogas a procurar ajuda e denunciarem aqueles que vendam drogas aos pais e a direção da escola.

AS COMUNIDADES

11- Ajudarem as escolas a combater as drogas por meio do fornecimento a elas de conhecimento especializado e recursos financeiros de grupos e órgãos comunitários.

12- Envolverem os órgãos locais de aplicação da lei e, todos os aspectos da prevenção de drogas: avaliação da lei e educação. A polícia e os órgãos de justiça devem ter relações bem firmadas e mutuamente apoiadoras com as escolas.

 
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