header conteudo nova criatura
mulher - tipos de mulher

Mulher – Suas escolhas

O que você deseja ser? Que passos vai seguir? Qual a tendência do mundo? Embora a grande permissividade do mundo em que o mundo vive, nem a pós-modernidade pode jogar por terra os princípios do bem viver, a moral e a ética que define o futuro de cada ser humano, desde que o primeiro homem foi criado. É certo que haverá sempre um peso de juízo sobre cada escolha que fizer e isto nunca mudará. As modas mudam, e os processos também, para acompanhar a evolução do homem e das coisas, porém, o que é certo ou errado ou os valores do homem, têm a ver com Deus, que não muda. Embora se queira jogar por terra os valores morais que nos vêm sendo transmitidos de geração em geração, embora os valores espirituais do nosso tempo se manifestem das mais variadas formas, a verdade é que Deus não muda.

Se isto é verdade, e cremos que é, é bom você ouvir os sábios conselhos da palavra de Deus. Ele diz em Eclesiastes 7.26 que "Há mulheres cujo coração são redes. Cujas armadilhas prendem aos homens faltos de senso". Não seja assim! Não se deixe ser usada por eles, assim, você é que se tornará uma presa. Também não se deixe usar, sob o pretexto de buscar o sustento ou o pagamento da universidade. Os fins não justificam os meios. No final, você será infeliz e insegura, terá levado muitos homens à perdição, terá desfeito muitos lares e se sentirá perdida e só. Ainda é tempo! Há de ter uma alternativa para você. Deus pode ajudá-la. Ele perdoa os seus pecados (Salmo 103.3); Ele cuida das suas necessidades (1 Pedro 5.7); Ele restaura a sua alma (Salmo 19.8) e a sua sorte (Salmo 17.8).

Mulher - Tola ou sábia?

"A mulher sábia edifica a sua casa, mas a tola, com as próprias mãos derruba" (Provérbios 14.1). A mulher sábia faz do seu lar um paraíso, mas a tola estraga a vida de sua família. É incontestável o fato de que a mulher é uma peça-chave no lar. Deus fez a mulher para ser a ajudadora do homem, pois Deus viu que "Não é bom que o homem esteja só" (Gênesis 2.18). Deus proveu alguém que correspondesse ao homem, que fosse idônea, ou seja, apta, capaz, competente para ajudá-lo.

Há de se concluir que a mulher não foi feita para ser um enfeite, sem utilidade, também não deve ser olhada como uma máquina, que serve somente para satisfazer às vontades do homem, menos ainda para ser tropeço, algo indesejável no meio da família. Mulher, você é muito mais que isto. Você é um ser especial, criado por Deus, com um fim específico. É que, cumprindo seu papel, venha a honrar e glorificar a Deus que o criou. Não é preciso se anular para viver em obediência a Deus nem se desgastar na tentativa de fazer a vontade de todos. Seja como a mulher virtuosa, citada pelo Rei Lemuel em Provérbios 31. Ela naturalmente vai expressando a sua graça, o seu valor, o seu dinamismo, à medida em que seu coração a leva a obedecer a Deus.

Mulher jovem que ouve conselhos

"Onde não há conselhos frustram-se os projetos, mas com a multidão de conselheiros eles se estabelecem". - Provérbios 15.22

Você é uma mulher jovem, cheia de vida, de sonhos e projetos, tanto na área pessoal quanto profissional e está em conflitos de pensamentos entre a responsabilidade do lar e a conquista profissional. Digo que, acima de tudo, deve estar focada na responsabilidade que tem com o lar, na criação de seus filhos, para que eles sigam o caminho reto do Senhor. Esta é a sua prioridade neste momento.

Isso, de forma alguma, significa que você está proibida de trabalhar ou ter uma realização profissional. O homem, com seu suor traz sustento à família e a mulher administra a casa. Isso não é machismo, é natural. Ao ler Provérbios 31.10 - 31, é fácil perceber que a mulher virtuosa, além de cuidar do lar, também trabalha e não há mal nisso. Se você buscar o equilíbrio, você se sairá bem melhor do que pode imaginar.

Busque conselhos com mulheres idosas, tementes a Deus, pois diz a Bíblia: "Quanto às mulheres idosas, semelhantemente, que sejam sérias em seu proceder, não caluniadoras, não escravizadas a muito vinho; sejam mestras do bem, a fim de instruírem as jovens recém-casadas a amarem a seus maridos e a seus filhos, a serem sensatas, honestas, boas donas de casa, bondosas, sujeitas a seus próprios maridos, para que a palavra de Deus não seja difamada."

Assim, você poderá conciliar sua vida profissional com seu lar, sem que comprometa seu andar com Deus e seu casamento. Certa vez um pastor muito querido me disse as seguintes palavras: "Preparo minha filha, não para que seja realizada profissionalmente, com vários diplomas, mas para se casar e ser uma boa esposa." A mulher é o braço, a perna, os membros de seu marido, e assim seu marido é dela, pois ao se casarem, tornam-se um. Pode o pé fazer o papel da mão, ou a boca do ouvido? Assim deve ser o casamento, homem e mulher devem se completar, cada qual cumprindo seu próprio papel estabelecido desde a criação do mundo.

Mulher que trabalha demais

Mulher, você anda ansiosa, correndo atrás de muitas coisas, tentando satisfazer a você, a seu marido, a seus filhos, e o que mais consegue é um cansaço imenso, e muitas vezes, frustrações por não conseguir satisfazer a todos. E assim passam os seus dias, numa guerra silenciosa, às vezes, que corrói o seu interior e… envelhece.

Em Lucas 17.32 Jesus adverte: "Lembre-se do que aconteceu com a mulher de Ló!" Todo aquele que se agarrar à vida, vai perdê-la; e o que perder a vida vai salvá-la", disse Jesus. É que vivemos como nos dias de Ló: O povo andava para lá e para cá em seus negócios diários – comendo e bebendo, comprando e vendendo, cultivando e construindo – até aquela manhã em que Ló deixou Sodoma. Então fogo e enxofre choveram do céu e destruíram a todos. Será "um dia normal como os outros" até à hora da minha volta, diz Jesus.

No coração da mulher de Ló só havia lugar para as coisas pelas quais trabalhou, que prendiam o coração dela àquela terra. Ela preferiu empenhar o seu coração às coisas do que "ao doador de todas as coisas", que é Deus. Não seja assim! Dê o primeiro lugar ao Senhor Jesus e todas as outras coisas virão a seu tempo (Mateus 6.33). Renove-se no Senhor!

Mulheres que se prostituem

A mulher sempre foi usada pelos homens, isto é uma "verdade popular". Mas não é a verdade do ponto de vista de Deus. Deus fez a mulher para ser a glória do homem (1 Coríntios 11.7b) e isto implica em que essa mulher representa algo de muita importância para ele, não é uma qualquer. Também significa que a mulher tem a oportunidade de escolha. Ela pode definir se quer ser usada ou honrada.

A Bíblia fala de mulheres loucas, que escolheram se prostituir por vários motivos. Um deles, seria para seu próprio sustento, o que para o mundo é uma razão válida. O livro de Provérbios é especialista no assunto, e relata o quão é terrível o homem sem entendimento e fraco em atitudes que vai atrás dessas mulheres. Diz Salomão que "O caminho dessas mulheres é incerto e elas nem sabem disto" (Provérbios 5:6). Diz também que elas prendem o homem pela formosura e pelo olhar, porém o que se deixa levar vai se queimar (Provérbios 6:27) e será uma vítima, que caminhará para a morte, para a profundezas do inferno (Provérbios 7.27 e 9.18).

Se você é uma mulher que chegou a essas condições, há uma saída para você. Jesus planejou um encontro com uma mulher que se prostituía, especialmente para lhe trazer esta saída. Ele lhe ofereceu da "água da vida" (João 4) ou seja, ofereceu-lhe restauração, mudança de vida, uma vida nova, da qual ela poderia se orgulhar, e que lhe daria uma posição de destaque.

Hoje Jesus também quer lhe dar tudo isto. Ele quer fazer de você alguém muito especial, ao invés de uma pessoa qualquer. Não se deixe ser usada. Use dessa oportunidade para se tornar alguém que faça diferença na sociedade, em seu lar, em sua própria vida: uma mulher honrada! Deus quer ajudá-la. Aproveite esta oportunidade, que é maior do que se você tivesse ganhado um prêmio na loteria. Ouse mudar! Ouse confiar em Deus!

Que tipo de Mulher é você?

A mulher, embora desvalorizada no oriente, desde os tempos antigos até os dias de hoje, sempre recebeu de Deus o devido valor. Ele sempre a tratou com o valor que ela merece.

No princípio, Deus criou a mulher porque, sem ela, o homem seria incompleto (Gênesis 2.22). Há porém mulheres loucas (Provérbios 9.13) e há mulheres virtuosas (Provérbios 12.4 e 31.10) e sábias (Provérbios 14.1). Provérbios 18.22 diz que "O que acha uma mulher (esposa) acha uma coisa boa e alcançou o favor do Senhor". Aqui o sentido de "achar" é de ter feito uma boa escolha entre muitas opções, e esta escolha se condiciona à submissão a Deus pois Provérbios 19:14b diz que "…do Senhor vem a mulher prudente." Em Provérbios 31:30 afirma que "…A mulher que teme ao Senhor esta será louvada".

No novo testamento, Jesus continua a dar atenção às mulheres. Ele ouviu o clamor de uma mulher pela libertação de sua filha (Mateus 15.28); Mulheres seguiram a Jesus para o servirem (Mateus 27.55); uma Mulher ungiu os pés de Jesus com o perfume mais caro, numa atitude de arrependimento e submissão a Deus, e Ele a perdoou (Lucas 7.44-48); Jesus passou por Samaria desviando seu trajeto, para conversar e salvar uma mulher. E esta levou a mensagem a quantos a conheciam, para que também fossem salvos (João 4); Ele também livrou de apedrejamento uma mulher adultera e aconselhou-a a ir e não pecar mais (João 8.1-11). Após a morte e ressurreição de Jesus, as mulheres continuaram a ser notadas e a fazer diferença (Atos 17.4); mulheres da alta sociedade também creram nele (Atos 17.12).

Isto é o bastante para provar que você, mulher, é uma pessoa extremamente importante para Deus. 1 Coríntios 11.7b diz que "…A mulher é a glória do homem". Por isso, Deus recomenda, através de Paulo em Colossenses 3.19 que "Os maridos amem as suas mulheres" e que as trate com honra (1 Pedro 3.7). Mulher você quer ser amada e honrada? Ame e tema o Senhor! Seja submissa a Deus! Busque-o sempre. Deus vai honrá-la e, seu marido e seus filhos vão reconhecer que não existe mulher igual a você (Provérbios 31.29). Saiba escolher que tipo de mulher você deseja ser.

 
banner holdline espera telefonica jingles audio URA musica ambiente