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Momentos da verdade de um profissional E-mail
Um momento da verdade é todo e qualquer ponto de contato entre a empresa e o cliente. É o momento que a empresa mostra como realmente é, independente da imagem que tenta passar. Por isso, é fundamental procurar surpreender o cliente, oferecendo algo que ele não espera e fazendo com que se sinta especial. Conheça e entenda suas expectativas!

O propósito deste artigo é criar um novo foco para analisar um momento da verdade: o desempenho de um profissional. De uma forma similar, as pessoas buscam superar as expectativas do patrão, do chefe ou de um colega de trabalho. A pergunta é a seguinte: você se importa com as expectativas que as pessoas têm em relação ao seu desempenho?

É fácil encontrar em pequenas, médias ou grandes empresas, profissionais “qualificados” mas que têm dificuldade em resolver os problemas organizacionais, deixando-os para depois ou simplesmente ignorando-os. Mas porque isto acontece com pessoas tão bem “preparadas”? Acredito que muitos se preocupam mais com seu currículo e em divulgar suas “qualidades” do que com a real eficiência ou desempenho. Se o profissional passar uma imagem de excelência, as pessoas terão uma expectativa cada vez maior em relação à ajuda que ele pode oferecer. O profissional “Denorex” (que parece mas não é) só serve para atrapalhar as empresas.

Por incrível que pareça ainda existem os que acreditam que informação é poder e, por isso, guardam somente para si. Um grande engano! Outros acreditam que retendo as informações estão garantindo o poder. Acredite, o conhecimento só tem valor se for compartilhado, caso contrário não passa de um número ou uma informação sem utilização. Portanto, devemos trocar informações, ajudar e ensinar um colega de trabalho ao invés de simplesmente criticar seus erros.

Recentemente participei de uma convenção e um gerente que estava presente me disse que não ensinava seus vendedores a fazer segmentação de mercado pois, “trata-se de uma função do gerente”. Será? O vendedor também não é um gerente de sua própria carreira? Qual seria a expectativa de um vendedor em relação a um gerente que não acredita em seu potencial?

Faça com que seus momentos da verdade sejam inesquecíveis para quem trabalha com você.

Mário Costa Benz - Consultor

 
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